O que é Pop Art?

A Pop Art – abreviação do termo inglês popular art (“arte popular”) –  surgiu na década de 1950 na Inglaterra e Estados Unidos. Ao contrário do que o nome sugere, a Art Pop não era feita pela população, mas sim por artistas que usavam a cultura de massa e a vida cotidiana como temática.

Principais técnicas e tema da Pop Art

Este tipo de arte é extremamente colorida e crítica. Para fazê-la, os artistas utilizam como matéria prima quadrinhos, propagandas de TV, artistas de cinema e  produtos de consumo aliadas à técnicas modernas como a fotografia, fotocópia, colagem e serigrafia. “Não há motivos para não considerar o mundo um grande quadro.”, disse Rauschemberg. A ideia era fazer com que as pessoas pensassem na sociedade em que estavam se tornando, a sociedade consumista.

Apesar de a ideia inicial ser criticar a sociedade de consumo, em alguns momentos a Pop Art contribuiu para que certos produtos vendessem ainda mais, como foi o caso das sopas Campbell, de Andy Warhol. Isto ocorria porque a Por Art se confundia facilmente com uma publicidade. A diferença estaria em na arte não há frases no imperativo convidando o cliente a comprar, como ocorre nas publicidades, mas as imagens de produtos estavam ali.

==>Leia sobre publicidade e arte.

Principais Artistas da Pop Art

Andy Warhol – (1927-1987)

É impossível pensar em Pop Art sem se lembrar de Andy Warhol, pintor americano.

A arte de Warhol era muito crítica quanto à era industrial e amava causar  escândalo com sua arte e suas frases cínicas: “ Acho que seria sensacional se todo mundo fosse idêntico”, ou ainda “quero que todo mundo pense da mesma maneira”.
Em seus trabalhos, Andy Warhol estampava rosto de pessoas famosas como Elvis Presley e Marilyn Monroe para mostrar que, apesar de serem personalidades públicas eram também figuras impessoais, figuras de massa. Da mesma forma, destacou a impessoalidade de objetos de consumo como a Coca Cola, dinheiro, carros e latas da sopa Campbell.

 

Roy Lichtenstein (1923-1997)

Roy  Lichtenstein foi um artista notório dentro da Pop Art. Ele usava como temática, a história em quadrinhos. A ideia mostrar a futilidade da cultura de massa americana.

 

Lichtenstein pintava seus quadros com tinta acrílica, onde reproduzia à mão procedimentos gráficos, como por exemplo a técnica do pontilhismo. Seus quadros possuíam cores brilhantes, planas e limitadas. O artista queria trazer uma reflexão sobre a linguagem das formas artísticas.

Tom Wesselmann (1931-2004)

Após ser recrutado para o serviço militar dos Estados Unidos, Wesselmann começa a fazer desenhos de sátiras sobre a sua vida no exército. Ainda no serviço militar, teve que aprender a analisar fotografias aéreas. Devido a isso, o tema de seus desenhos ganhou temas além da vida militar. Depois de sua volta, cursou arte e trabalhou como desenhista humorístico para diversos jornais e revistas.

Robert Rauschenberg (1925-2008)

Robert Rauschenberg, artista norte americano, fez uma série de pinturas utilizando garrafas de Coca Cola, embalagens de produtos industrializados (como sabão em pó) e pássaros empalhados. A sua arte era tão impessoal quanto à um impresso.

Como técnica, utilizou a impressão Silk-screen para aplicar imagens fotográficas somadas por grandes e grossas pinceladas de tinta. Rauschenberg ficou reconhecido internacionalmente na Bienal de Veneza de 964.

Jasper Johns (1930)

Jasper Johns é um pintor americano . Seus trabalhos tinham como base bandeiras, mapa, números e letras. Sua principal obra foi Flag (Bandeira) de 1954.

Mais tarde, Johns incluiu em seus quadros objetos reais como escovas, latas e pincéis.

Peter Blake

Peter Thomas Blake, artista britânico, é considerado um dos principais representantes da Pop Art moderna. Uma das obras super reconhecidas foi a capa do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, em 1967.

Sua arte tem como estilo a produção de gravuras, incorporação de vários materiais na obra de arte assim como a valorização da efemeridade da arte popular.

 


Aprenda a fazer uma pop art

Faça com seus alunos uma atividade de Pop Art super fácil e criativa.
Aprender a fazer Pop Art

Fonte: Livro ” A arte de fazer arte” de Denise A. Haddad e Dulce G. Morbini

site  Itaú Cultural (acesso dia 28/02/2017)

Site  História das Artes (acesso dia 28/02/2017)

Site Sua Pesquisa (acesso dia 28/02/2017)

Site  Lichtenstein Foundation (acesso dia 01/03/2017)

Site  Arteref (acesso dia 01/03/2017)