Arte Contemporânea, a arte de agora

Se formos comparar a arte contemporânea com a arte do tempo mais antigo, como os quadros de Leonardo da Vinci, encontraremos várias diferenças.

  • Na arte contemporânea o espectador pode participar da obra. Na verdade, a experiência é algo que é bem esperada.
  • O significado das obras não está intrínseco apenas ao que o artista quis dizer, mas é somado à experiência individual de cada um. Uma obra pode ter um significado para uma pessoa A e outro para uma pessoa B.
  • Na arte contemporânea o modo de se expressar se misturam, ou seja, não sabemos ao certo de que se trata de um teatro, uma música ou uma escultura… As vezes estas linguagens estão na mesma obra.
  •  A arte contemporânea terá sempre um conceito. As vezes é uma crítica à sociedade, às vezes é a provocação de algum tipo de sentimento, em outras pode ser a reflexão sobre algum assunto. Mas, sempre terá um conceito.
  • A arte contemporânea não está preocupada em ser bonita. As vezes ela até faz com que o espectador questione: Isto é arte?

Abaixo segue um vídeo da Nova Escola que responde a pergunta “O que é Arte Contemporânea?” com exemplos plausíveis da Bienal de São Paulo. Vale super a pena assistir.

Em minhas aulas eu costumo passar este vídeo e fazer perguntas provocativas aos meus alunos:

-Qual é o material que é feita a Arte Contemporânea? 

Onde ela é feita? 

Como é a questão do significado?

Além do vídeo acima, eu passo também sobre intervenções artísticas, que é algo super bacana de se fazer no ambiente escolar. Provoca uma discussão interessante e faz com que os alunos comecem a pensar arte de forma diferente. A arte como forma de expressar opiniões e não apenas a arte “bonitinha” para se colocar na parede da sala de aula.

Quanto aos vídeos sobre a intervenção artística, costumo provocá-los:

-Qual é o conceito presente na intervenção?

-Como eles conseguem passar este conceito?

-Você gostou desta arte?

-Como poderíamos fazer uma intervenção artística em nossa escola?

 

A minha experiência lecionando sobre Arte Contemporânea foi bem positiva. Surgiram discussões bem interessantes e várias propostas de intervenção artística no ambiente escolar. 

 


Fonte:

  • site www.bienal.org.br (acesso dia 11/11/2019)
  • Vídeo O que é arte contemporânea do canal do Youtube da Nova Escola   (acesso dia 11/11/2019)
  • Vídeo canal do Youtube   “Super Gentilezas” (Intervenção Artística – FECAP) do canal Pietra Pacheco (acesso dia 11/11/2019)
  • Vídeo canal do Youtube   “Jornal Futura – “A provocação do afeto” Série Intervenções Artísticas Urbanas – Episódio 4 do canal Juli No Mundi (acesso dia 11/11/2019)
  • Livro: Por toda Parte do 9° ano de Solange Uruari / Pascoal Ferrari, Carlos Kater / Bruno Fisher.