Estamos na era da fotografia e do vídeo e é quase impossível ver alguém que não possua um celular com câmera. E por isso, o ato de fotografar está meio banalizado. É tanta foto de nada que a gente tira: infinitas selfies, fotos de pratos de comida, documentos, quadro de aula etc.

Mas, você sabe tirar boas fotografias?

A primeira a coisa é pensar que fotografia significa desenhar com luz. Logo, se não existir luz, não existe também uma fotografia.

Além disso, um bom fotógrafo é aquele que consegue contar histórias, que consegue direcionar o olhar do expectador para o assunto da foto. Ele tem o poder de contar a história do jeito que bem entender. Uma poça de água pode virar um rio, tudo depende de como se fotografa.

Fotografar vai muito além de só apertar o botão da câmera.  Se assim você faz, você tem uma imagem, não uma fotografia. Para ter boas fotografias é preciso experimentar ângulos, enquadramentos, composição e luz. É preciso definir o assunto e dar ênfase a ele. Também prestar atenção ao que está ao redor. 

Dicas importantes para se tirar boas fotografias: 

  • Experimente! Faça uma sequência de fotos! Uma delas vai ficar do seu agrado. 
  • Limpe a câmera do celular. Muitas vezes a foto fica meio embaçada porque a lente está suja. Parece bobeira, mas é a grande verdade. 
  • Não utilize zoom. A não ser que tenha um zoom óptico. O zoom dos celulares afeta na qualidade da imagem, que fica mais pixelizada se você der zoom. 
  • LUZ : Escolha uma boa luz.
    =>Particularmente eu prefiro a luz do dia, que é muito bonita, suave e costuma deixar tudo mais vistoso.
    => Não faça fotografias contra a luz. A não ser que a sua intenção seja uma foto que mostre a silhueta.
    => Melhor é não utilizar flash. Flash deixa a luz dura, mostra as imperfeições.
    => Se precisar de outra fonte de luz, pode utilizar um abajur. O segredo para a luz não ficar dura e mostrar todas as imperfeições e rugas do rosto é só colocar uma sacolinha branca do supermercado em volta da lâmpada. Assim a luz ficará difusa, portanto mais suave.

=> A cor da luz também influencia na atmosfera da foto. A luz pode ser branca, amarelada ou azulada. A que mais se aproxima do dia é a luz amarela, que é uma luz mais quente. Saiba mais sobre o significado das cores e aprimore as suas fotografias. 

  • Preste atenção no que está ao redor. Lembre-se de que fotos contam histórias. Tudo o que está ao redor fará parte da sua narrativa. Muita gente tira selfies e esquecem da bagunça que está ao redor, mostram a toalha pendurada no banheiro, as vasilhas sujas. Ao invés do espectador prestar a atenção somente na sua beleza, no seu semblante, ele vai prestar atenção no que está ao redor da cena. Você pode e deve mexer nos objetos que estão ao redor. Coloque tudo no lugar que seja a seu favor, a favor da sua narrativa. 
  • Dê ênfase para o assunto da foto. Se quer mostrar uma pessoa, por exemplo, ela deve estar em pontos estratégicos da fotografia. Abaixo seguem algumas dicas de composição que foram retiradas do site manualdohomemmoderno.com.br 
  • Regra dos terços: Divida a foto em duas linhas paralelas na horizontal e duas linhas paralelas na vertical. Os pontos de interseção entre estas linhas são os pontos mais fortes da sua fotografia, portanto, enquadre o que julgar mais importe nesta marcação.
  • Além da regra dos terços, você pode direcionar o olhar do expectador aproveitando-se de linhas, contrasste de cor, simetria, olhar dominantes, dentre outros.
  • Veja o vídeo para entender na prática:
  • Desde o renascimento os pintores já utilizavam estas técnicas. Acredite, nada é criado de forma inocente. Os verdadeiros artistas criam pensando em persuadir o espectador. 
  • Os ângulos são super importantes também. Uma foto tirada em um ângulo ruim pode fazer com que a pessoa fique mais alta ou mais baixa, mais gordinha ou mais magra. Um bom ângulo pode deixar as pessoas mais bonitas. O segredo é colocar o celular da forma mais parecida com o que se está vendo ao vivo.

E então, bora praticar tirando uma séries de fotografias? Me conte se estas técnicas deram certo. =]

Bibliografia

https://manualdohomemmoderno.com.br/tecnologia/9-regras-simples-de-como-tirar-boas-fotos Acesso em Janeiro de 2019

Livro o Fotógrafo Completo de Tom Ang.