Você sabe qual é a função da Arte? e da Publicidade?

Arte e publicidade sempre andaram de mãos dadas, fato! Ambas são divertidas, emocionam e floreiam o nosso dia. Porém, apesar de utilizarem a mesma linguagem pictórica (pontos, linhas, planos e cores) e conteúdo (ideia),  existe uma diferença sutil entre elas: a função.

A Arte existe para dizer o que é indizível, como diz Leonardo Da Vinci, pois é através da arte que expressamos nossos sentimentos. Mas não é só para expressar sentimentos que a arte existe. Na verdade, de acordo com estudos da área, a arte já teve várias funções: retratar a realidade, contar a história de povos- de Cristo, de heróis-, embelezar locais.

a publicidade está mesmo interessada em vender um produto e para isso, utiliza da linguagem da arte para dar o seu recado e emocionar o público. Podemos dizer que “enquanto a publicidade está preocupada em vender um produto, a arte está interessada, dentre outras coisas, em passar uma ideia, seja referente a um sentimento, seja a valores da sociedade ou pensamentos.”

A linguagem e significado das imagens Artísticas e imagens Publicitárias

Outro fato que devemos nos ater é quanto ao entendimento do significado das imagens artísticas e publicitárias. Como a Arte não tem uma intenção comercial, geralmente utiliza uma linguagem mais indireta. Quantas vezes, ao olharmos para uma imagem temos várias ideias do que ela pode representar? Além disso, nem sempre as pessoas tem a mesma interpretação de uma imagem.

Na publicidade isto é algo que não pode acontecer! A mensagem tem que ser direta e sem espaço para dúvidas, pois o cliente deve entender o que está vendo e captar a mensagem: comprar aquele produto! Por isso, geralmente as imagens publicitárias vêm acompanhadas de um texto, para que não hajam dúvidas do expectador.

Vamos analisar as imagens abaixo? Publicidade ou Arte?

 

Publidade da TAM utilizando da Arte
Pop Art

Estas duas imagens se confundem entre o que são de verdade: publicidade ou arte.

Pela estrutura, poderíamos dizer que a segunda é uma publicidade, pois tem representado um monte de produtos industrializados colocados em cima de uma mesa em uma cozinha. Apesar disso, a imagem é uma obra de Tom Wesselmann, artista da Pop Art. Este movimento artístico criticava a sociedade de consumo e por isso várias obras datadas desta mesma época estampam produtos industrializados.

Na segunda imagem é utilizada uma imagem de uma igreja clássica da Itália. O que faz com que fiquemos um pouco sem saber se é arte ou publicidade. Mas, ao analisar os detalhes temos certeza de que é uma publicidade da companhia de aviação TAM, pois, possui uma frase que diz “Voando dos céus do Brasil para o céus da Itália”. Além disso, no fundo vemos uma avião  da TAM.

 

 E, para só para fazer pensar!

“O curioso é que além de possuírem construção pictórica parecidas, publicidade e arte podem ser consideradas propaganda ou não. Sim propaganda! Propaganda não é sinônimo de publicidade como é taxada erroneamente por muitas pessoas, propaganda nada mais é do que propagar idéias.”

Mas, deixemos este assunto para outro dia…

Que tal pensar em trabalhar arte e publicidade em sala de aula? Sem dúvida é assunto que vai encantar seus alunos.

 

material

Material Didático para Alunos e professor  (em breve! deixe seu email que te avisamos quando o material estiver disponível… =]  )

O uso de imagens no ensino de arte e sua contribuição para uma leitura crítica de representações visuais. Monografia de Thais Pacheco , 2009