A invenção da fotografia sem dúvida revolucionou a forma de olhar e representar o mundo. Antes dela, para capturar uma imagem da natureza, ou o retrato de uma pessoa era necessário fazer um desenho ou uma pintura. Poucas pessoas tinham o prazer de ter a sua imagem guardada para a posteridade, pois contratar um pintor era algo muito caro.

Com a invenção da fotografia, cada instante da vida pode ser guardado, bastando para isso um simples clique na máquina fotográfica.

Mas, não se engane, nem sempre o ato de fotografar foi algo rápido e instantâneo. As primeiras máquinas fotográficas demoravam muito tempo para fazer uma foto, pois a tecnologia de gravar a luz no papel ainda não era tão evoluída.

O que é fotografia?

Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia.

Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno.

A evolução da fotografia

Fotografia analógica x fotografia digital

Fotografia analógica

Se você não conhece muito sobre o processo da fotografia analógica, abaixo segue o trecho de um texto que retirei do blog Emania onde explicam como funciona direitinho este tipo de fotografia.

“O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vem com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos necessários).

O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive.”

Vantagens da fotografia análogica

Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels.

Fotografia Digital

Este tipo de fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital.  

Como funciona a fotografia digital

O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória.

 

Vantagens da fotografia digital

As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de memória dispensando a intermediação do computador.

Mas, para quê fotografamos? Finalidades da fotografia

O ser humano tem a necessidade de congelar momentos, para poder se lembrar depois. Além disso, o ser humano tem a necessidade de gravar a sua própria imagem, seja para se mostrar na atualidade ou  para ser lembrado na posteridade.

Há outros porquês de se fotografar, por exemplo, é difícil imaginar jornais,revistas e livros sem a fotografia, estamos cercados por imagens, mas cada uma tem a sua própria finalidade.

Tipos de fotografia

Listei abaixo alguns tipos de fotografia:

Fotografia jornalística ou documental –  ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer.

Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos.

Fotografia publicitária ou de objeto – é a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço. 

Fotografia artística – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as cores e as formas.

Fotografias privadas ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista.

Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata lugares.

Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio ambiente.


Plano de Aula sobre Fotografia

Veja o plano de aula sobre fotografia. Seus alunos irão se encantar!

Ler o post

Fonte:

Livro ” A arte de fazer arte” de Denise A. Haddad e Dulce G. Morbini

Livro ” O fotógrafo completo” de Tom Ang

Site Infoescola (acesso dia 24/03/2018)

Site Emania (acesso dia 24/03/2018)